quarta-feira, 16 de março de 2011

O povo lá de trás também solta a voz - os bateristas cantores




Depois de ficar parado por conta do carnaval - o Roda Música está de volta! E hoje uma homenagem aos grandes bateristas, músicos mais que essenciais para qualquer banda. Neste caso, vamos falar sobre aqueles caras que não se contentaram em ficar lá atrás com as baquetas e soltaram a voz! Coloque para rodar os bateristas cantores:




- Phil Collins. O super músico começou como baterista do Genesis, quando Peter Gabriel era o vocalista da banda. Nos primeiros discos, Phil Collins arriscou o vocal em algumas músicas, mas foi com a saída de Gabriel que ele mostrou definitivamente seus dotes. Depois, em carreira solo, o músico brilhou ainda mais.


- Roger Taylor. O monstro da bateria da banda Queen sempre foi conhecido por ótimos backing vocals. Mas é no clássico I'm In Love With My Car que o músico mostra toda sua versatilidade e potências nos vocais. Show de bola!


- Serginho Herval. Para muitos brasileiros, ele sempre foi a referência de baterista-cantor. Emplacando um clássico atrás do outro com o Roupa Nova nos anos 80, Serginho mostrou com talento como cantar no fundo do palco.


- Dave Grohl. Antes da morte de Kurt Cobain ninguém imaginava que Dave Grohl se transformasse em um dos principais músicos da atualidade. Além de se mostrar um multinstrumenstista (é ele quem grava todos os instrumentos dos álbuns do Foo Fighters), seu principal talento está na voz marcante e simbólica do rock atual.


- Don Brewer. Uma das principais bandas de hard rock dos anos 70, o Grand Funk Railroad também tinha um baterista-cantor. Don Brewer era uma atração à parte nos palcos, com performances perfeitas e ritmadas na batera e no vocal. Um show de estilo e virtuosidade.

Um comentário:

  1. Muito boa lista, Fê! Don Brewer é uma lenda pra mim, simplesmente fantástico!
    Colocaria aí também o multi-instrumentista Levon Helm, que foi baterista-vocalista da The Band, e o Danillo Lopes, que foi baterista e vocalista da banda brasileira de metal Eterna. Tocar metal e ainda cantar não é pra qualquer um...rsrs. Abs.

    ResponderExcluir