sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Quando o cover é melhor que o original - I

Uma conversa com os amigos de trabalho rendeu o post a seguir. Afinal, é possível uma versão cover ser melhor que a original? Sim, descobrimos que é possível, sim! Aí vai a primeira seleção (sim, teremos que retomar o tema por aqui) de canções que ficaram melhor com os seus imitadores. Juro que pensei que alguma música interpretada por minha Black Beers Band seria citada...mas acredita que não? Roda:

* Red Hot Chili Peppers - "Higher Ground" (Stevie Wonder). Os meninos mandaram muito bem na versão da canção de Stevie Wonder (ouça a original aqui), que acabou sendo um dos cartões de visita do excelente álbum Mother's Milk, de 1989 (primeiro com o guitarrista John Frusciante). Play!



* Raimundos - "20 e poucos anos" (Fábio Jr.). Ninguém poderia acreditar que os malucos dos Raimundos pudessem transformar uma canção brega de Fábio Jr. (veja a original aqui) em um hit para os adolescentes do final dos anos 90. Mas conseguiu. Um hardcore honesto e que fez muita gente pular.



* Bon Jovi - "Mrs. Robinson" (Simon & Garfunkel). Acho ótima a dupla de folk dos anos 60, mas a versão de Mrs. Robinson (veja a original aqui) de Jon Bon Jovi e Richie Sambora é memorável. A canção, executada em algumas apresentações acústicas da banda, acabou sendo gravada e está dísponível em uma versão dupla importada do álbum These Days. Reparem nos backing vocals de Sambora. Play!


* Marisa Monte - "O que me Importa" (Tim Maia). O síndico que nos perdoe (veja a original aqui), mas a bela canção combinou demais com a voz suave de Marisa Monte. Não foi à toa que a música foi um dos grandes sucessos da cantora.


* Elvis Presley - "Runaway" (Del Shannon). O Rei deu vida à música de Del Shannon (veja a original aqui). Isso bastaria para a legenda do vídeo que você verá abaixo. Para mim, uma das melhores músicas de Elvis e que este pobre blogueiro já teve prazer de fazer a cover do cover.



* Joe Cocker - "With A Little Help From My Friends" (The Beatles). Os Beatles sabem que essa versão é incomparável. Quando a voz rouca de Joe Cocker agitou o Woodstock com a canção, a original música de ninar (veja a original aqui) dos meninos de Liverpool, que passava até desapercebida dentro do ótimo Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, nem podia ser comparada. É como se fosse uma nova música. Play várias vezes!


Sei que tem muitas outras covers memoráveis, então logo mais tem mais. Em breve aqui no Roda Música "Quando o cover é melhor que o original - II - a missão".

6 comentários:

  1. Quando vi o post no seu twitter tinha certeza que Joe Cocker estaria nele. hehe. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Fê, a de mr robinson sou mais a do lemonheads, heim...http://www.youtube.com/watch?v=4DvK6VTG67U
    melhor versão, vai... sem sombra...
    Outra versão que faltou aí na listinha, é a de sexual healing. tem várias, mas a do soul asylum é mto boa http://www.youtube.com/watch?v=K6AfOQHsX80
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Phil e Luis, Valeu! Fer, aceito a do Soul Asylum, que deve estar aqui em um novo post sobre o tema. Sobre o Lemonheads, tenho de discordar, embora a versão seja mais "elétrica", os vocais de JBJ e RS deram uma harmonia única que, na minha opinião, não da pra comparar. Mas gosto também, embora ache que "a" música dos caras seja Into Your Arms. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Boa, Fê! Já tem até gente compartilhando seus posts no meu Google Reader! E, se for depender do tanto de músicas que a gente comentou lá na agência, essa série vai ter uns cinco posts!

    ResponderExcluir
  5. valeu, nat! pelos coments e divulgação de sempre. e certeza: é o primeiro de uma serie!

    ResponderExcluir